sábado, 19 de setembro de 2009

Logística

Logística empresarial


Por Diego Marques
19/09/2009

A logística empresarial são todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos, desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável (definição de Ronald H. Ballou no seu livro “Logística Empresarial”).

Logística reversa ou inversa

No mercado é considerada o caminho que a embalagem toma após a entrega dos materiais, no sentido de sua reciclagem, nunca voltando à origem. Muitos profissionais também utilizam essa expressão para considerar o caminho inverso feito para a entrega, voltando para a origem, só que agora somente com as embalagens. Nesse caso, trata-se de embalagens reutilizáveis ou retornáveis, mais caras e específicas/próprias para acondicionar determinados materiais. Ocorre muito no setor automotivo para o transporte, por exemplo, de pára-choques, painéis etc.

Logística reversa

Processo de movimentação de produtos de seu típico destino final para um outro local a fim de elevar o valor ora indisponível, ou para a adequada disposição dos produtos (definição do RLEC – Reverse Logistics Executive Council).

Nenhum comentário:

Postar um comentário