sábado, 19 de setembro de 2009

Como abrir uma empresa sem capital próprio?


- Como posso abrir uma empresa se não tenho dinheiro? Essa é uma das perguntas que mais inquieta a grande maioria dos empreendedores de micro e pequenas empresas. Muitas vezes, a idéia do negócio ele já tem. Conhecimento sobre o mercado em que vai atuar também. Até mesmo já passou por experiências anteriores que o qualificaram para o desafio de ser empresário. Mas e o capital necessário? Como fazer os investimentos para a implantação da empresa? De onde virá o dinheiro para comprar as máquinas e equipamentos e para o capital de giro?
Atualmente, no Brasil, é possível ter acesso às mais variadas opções de crédito. Microcrédito, financiamentos para investimentos e capital de giro, empresas de participação e capital de risco, todas essas alternativas já são facilmente encontradas em instituições e organizações especializadas.
Os bancos oficiais (Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal), operam várias linhas de crédito especialmente desenvolvidas para as empresas de pequeno porte. Nessas instituições, o empreendedor pode ter acesso a recursos financeiros para iniciar suas atividades, com algumas das melhores taxas de juros do mercado, além de prazos viáveis de carência e pagamento.
Porém, é preciso estar atento a uma coisa muito importante: empréstimo é empréstimo em qualquer lugar do mundo. Tem que ser pago. É uma dívida. O empreendedor pode e deve utilizar capital de terceiros quando isso for realmente necessário e viável do ponto de vista econômico e financeiro. O SEBRAE apóia o empresário através de orientação empresarial e elaboração de estudo que possibilite uma maior conscientização para tomada de decisão. Existem exigências mínimas para aprovação de uma operação de crédito que não podem ser evitadas, tais como um cadastro limpo, garantias reais e avalistas. A demonstração clara da capacidade de pagamento e a contra-partida de recursos próprios também podem ser solicitados.
É mais fácil obter boas condições de financiamento para empresas novas e para expansão de empresas já existentes. Empresas em dificuldades financeiras, atoladas em dívidas, têm maior dificuldade.
Financiar uma atividade empresarial com recursos emprestados pode ser um excelente negócio, por exemplo, se o empresário obtém o dinheiro a uma taxa de 5% ao ano e aplica-o em sua atividade empresarial que gera um retorno anual de 10%.
Pesquise todas as alternativas disponíveis e procure toda assistência técnica que for preciso. Não ter dinheiro não é impedimento para você realizar seu sonho de abrir uma empresa. Mesmo que seja com recursos de terceiros, o sucesso será seu.



Guia do Empreendedor/SEBRAE

Nenhum comentário:

Postar um comentário